terça-feira, 22 de julho de 2008

Um segundo, segundo Aurélio

Por ocasião da morte de Dercy Gonçalves, vai aqui uma pequena história sobre o tempo.
O filho entrou no carro e, olhando pro relógio, perguntou:
- Pai, quanto tempo dura um segundo?
O homem, que perdera o horário e se atrasara ainda mais com a fila de carros em frente à escola, parou o carro. Pelo azul de suas veias no vermelho de sua cara dava pra ver que estava nervoso:
-Um segundo, já que você quer saber, é o tempo que demora pra me levarem esse carro. Essa lata velha que eu ainda nem terminei de pagar. Uma Ferrari vai de 0 a 100 km em alguns segundos, e essa carroça, não. É isso que você quer saber? Melhor ainda, um segundo de loucura foi o que me levou a me casar com a bruxa da sua mãe. Agora, alguns segundos é o tempo que ela me deixa ver você. Aliás, apenas o relógio ela me deixou. Ainda bem que não era de ouro. Se fosse de ouro teria que contar os segundos mentalmente pra saber quando posso te visitar. Por falar em ouro, não sei se já te informaram, mas tempo é dinheiro. E você, meu caro, me custa centenas de milhares de segundos. Hoje em dia você pode até pensar que é muito rico com todos esses seus segundos. Mas eles acabam mais rápido do que você pensa, viu? Por isso mesmo chamam-se segundos, os primeiros sempre acabam antes que você perceba. Os segundos, veja você, duram um tempo que ninguém sabe quanto é, mas que acaba. Assim como acabam os tempos dentro desse tempo.
Na verdade, isso foi o que ele pensou. O que ele falou foi isso:
- Um segundo? Aqui está. Acabou. Aqui está. Acabou. Aqui está. Acabou.
Esse segundo, como muitos outros, durou por toda a vida do menino. Mas nem por isso deixou de ser um segundo.

3 comentários:

grazi shimizu disse...

nossa semu, achei a história maravilhosamente bem escrita, por um segundo achei ser de algum escritor famoso. :)
aí eu pensei que famoso ainda não, mas quem sabe um dia será, não? :D
de qualquer forma, absurdamente boa!

Paula Bastos disse...

Nossa, super concordo com a Grazi. Meu, genial essa crônica. Você está muito de super parabéns! Muito profunda e significativa :)

Anônimo disse...

urrdmsnuoww
essa e o ônibus califórnia merecem um prêmio
parabénss
amei o texto