sábado, 5 de julho de 2008

Duro de Matar - O presságio

Ah quem pensou que Bruce Willis só fazia filmes chantily, disfarçando o vazio com explosões e tiros pra tudo quanto é lado, se enganou. A última aventura de John McClane foi um presságio sobre o que viria acontecer com a rede de computadores de um dos mais importantes estados sul-americano.

(Pra quem não viu o filme: John McClane (Bruce Willis) é convocado para uma “última” missão: combater criminosos que atuam pela internet. Hackers conseguem invadir a infra-estrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute et coetera.)


São Paulo quase parou (que exagero, mas sem ele não tem graça), como ia dizendo: São Paulo quase parou nesta quinta-feira, 3 de julho. O sistema banda larga de internet utilizado por órgãos públicos, pela Polícia, por empresas, redes varejistas, bancos e por considerável parte da população paulista, caiu. O presidente da empresa, vexado, teve que em cadeia nacional (apesar do nível estadual do problema) reconhecer, responsabilizar-se, e, o mais constrangedor, dizer que não sabia a causa de todo aquele transtorno. Imagino um garotinho de 12 anos, desses que antes de falar o B-A-BÁ, já decodificam a linguagem java dos computadores, navegando e brincando de espalhar o terror na web (al qaedista, não?).

Mas já pararam pra pensar? UM. Um sistema de internet cai e grande parte do estado cai junto. O pior é que esse sistema nem público é. Não querendo dar uma de comunista anti-neoliberalismo, mas até Fernando Henrique Cardoso há de reconhecer que a situação chegou num ponto que não existe mais controle. Já começo a ouvir um burburinho: “E se privatizarmos o Estado?”

2 comentários:

Paula Bastos disse...

Muito boa a observação! Também fiquei passada de saber que o estado praticamente parou por causa da pane no sistema. Imagina se agora resolver virar moda? Deus queira que isso não aconteça mais, senão, o Brasil pára!

Cadu disse...

Gostei bastante do texto. Mas qm posta as 7h25 da manhã de sábado? hahaha

Bom, voltando ao texto, é assustador saber que não há nenhum tipo de sistema reserva pra emergências com esta. Vocês sabem, (com o perdão da expressão estrangeira), 'SHIT HAPPENS'

Abraço, Sebá!