sábado, 12 de julho de 2008

Satiagraha

Queria saber quem dá esses nomes às operações da Polícia Federal. Um mais esquisito que o outro. Alguém sabe o que é Satiagraha?

Em sânscrito, “Satya” significa verdade. Já “agraha” quer dizer firmeza. Assim, “Satyagraha” é a firmeza na verdade, ou firmeza da verdade. Tem a ver com o príncipio da não-agressão do Gandhi. Já “Naji” quer dizer riqueza, riqueza nos nossos dias pode se entender dinheiro; “Nahas” quer dizer aquele que lava; logo, Naji Nahas, aquele que lava dinheiro (cômico se não fosse trágico).

A operação começou na terça (8) com direito à transmissão e tudo. Pitta, Nahas e Dantas e mais tantos outros acusados de um esquema milionário de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha foram presos. Esquema esse pisado, repisado e recalcado pela mídia grande originado no Mensalão (Marcos Valério, governo Lula etc). Poucos sabem que o começo disso tudo está nas privatizações no governo FHC, “o fio da meada está no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, na infame marmelada das privatizações, quando o Opportunity se tornou o banco do tucanato, depois de ter prestado inestimáveis serviços ao PFL”, Mino Carta. Não que Mino Carta seja o dono da verdade, mas confio muito mais nele do que em qualquer Ali Kamel ou Otavio Frias.

Entre mandatos de prisão e habeas corpus, idas e vindas de Dantas, um juiz merece destaque: Fausto Sanctis; enquanto um presidente do STF, repúdio. Pelo menos pode-se dizer que nunca antes na história desse país as chagas do nosso judiciário foram tão cutucadas.

2 comentários:

grazi shimizu disse...

comecei a ler sem olhar quem escreveu. aí o bolinha disse: deve ser do gabriel, e eu concordei. e não é que é? rs

Paula Bastos disse...

A parte que eu mais gostei foi você explicando a raíz dos termos indianos. Tô imaginando você, de bata branca, todo zen, explicando umas coisas assim...super viagem, mas achei engraçado!!
Bom texto