segunda-feira, 16 de junho de 2008

Festa Junina

Junho é um mês bacana. Toda essa coisa de festa junina é algo que me alegra.
Das comidas típicas, nada melhor que paçoca, que delícia é uma paçoca. Junte a ela alguns copos de quentão, um pé-de-moleque, uma pipoquinha... Adoro, mas entendo que as festas juninas perdem para o Natal e a Páscoa em termos culinários.
Tem também as brincadeiras da festa junina. Quem não se alegra dançando quadrilha com um par interessante, pulando fogueira ou vendo um balão no céu a noite - devo ressaltar que não estou apoiando baloeiros incendiários.
Ainda tem algo que gosto muito. A música. Adoro música sertaneja, mas isso eu escuto em todas as épocas do ano.
Mas devo dizer que o que mais me agrada nessa época, são as lembranças da minha infância. Bigode e cavanhaque com lápis de olho que minha mãe fazia em mim, a vergonha de dançar quadrilha com uma garota maior que eu no colégio, as brincadeiras para ganhar prendas.
Ah, as festas juninas ...

3 comentários:

grazi shimizu disse...

exceto, claro, quentões destruidores de garganta e músicas tristes em festas que deveriam ser muito animadas..

Gabriel Bordignon disse...

Parece que estamos afinados companheiro Figueiredo, hahaha. De: Quando crônicas dialogam sobre a infância.

Anônimo disse...

Pois é, as delícias e vergonhas das festas juninas de outrora. Mas os caipiras dessas festas pouco se parecem com os que eu vejo em São Pedro. Todos tão "texanizados", country demais para Jeca Tatu.

A propósito, minha mãe fazia o bigodinho de caipira em mim com uma rolha chamuscada na chama do fogão.