quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Aniversariantes da semana

Nas últimas semanas comemorou-se diversos aniversários. Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O 20° aniversário do assassinato de Chico Mendes. Os 40 do AI – 5. O do meu primo e de amigos meus.

O interessante é que tais aniversários tão importantes foram comemorados em meio a curiosos acontecimentos. Um jornalista iraquiano atirou as próprias botas em Bush, imediatamente foi preso e estranhamente espancado na prisão, estranhamente porque não são numerosos os dispostos a comprar uma briga pelo presidente americano (índice de reprovação recorde – 80%), já a vender, é outra história.

Mas, de acordo com o sexagenário do ano, Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.(Artigo 19) Logo, a prisão do jornalista violou claramente tal Declaração.

A morte de Chico Mendes vinte anos atrás também é relembrada hoje numa atmosfera irônica. A devastação da floresta amazônica continua cinicamente. A reserva indígena Raposa-Serra do Sol ameaçada. Aliás, Artigo 17: I) Todo o homem tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. II) Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Meio ambíguo, visto que em alguns casos garantir a propriedade para o todo significa privar dela toda uma parte. Já o segundo item no que toca a reserva indígena...

A cereja (vermelha, de sangue) vem para enfeitar os bolos. O AI – 5 representou a mais violenta agressão aos DH no Brasil. Não bastasse alguns defenderem que a Lei de Anistia concedida após a Ditadura já tenha deferido perdão aos torturadores, é tragicômico, hoje, ver vários meios de comunicação a relembrar o Ato com olhos reprovadores quando na época vestiam as fardas.

3 comentários:

Cadu disse...

Bacana, mas e sobre o aniversário do seu primo?

Fábio Figueiredo disse...

e sobre o meu aniversário?

Anônimo disse...

uow!
muuito bom

p.s.: faltou um adendo pro rouge, coitado!