quarta-feira, 28 de maio de 2008

A primeira (apesar de terem queimado a largada...hehe)

Hoje, inauguramos o nosso blog de crônicas. Quando digo “nosso”, me refiro, também, aos leitores (quem, tomara, não sejamos nós mesmos) do blog. Mas, não utilizarei a primeira do plural sempre, porque não sou tão altruísta assim. Farei dessa forma porque não quero negar ao leitor seu devido papel (mas também não vou bajulá-lo pra conseguir uma passada de olhos), é, mais ou menos, assim: quem escreve o faz para descarregar no papel um pouco daquilo que não consegue guardar pra si mesmo, emoções, pensamentos, reflexões, seja o que for; o leitor se carrega dessas coisas (minha explicação está tirando toda a beleza da leitura, né?) mas acho que funciona um pouco por aí, é claro que não é só isso...
Esse blog nasceu um pouco da nossa necessidade de escrever, que vem um pouco da obrigação (por fazermos jornalismo) e um pouco do prazer mesmo, o caderno aceita tudo, não importa que seja bom ou ruim, não critica, não reclama...Por falar nisso, não temos a pretensão de que nosso conjunto de crônicas um dia vire livro (mas se virar também, não tem problema algum), temos a preocupação de escrever coisas legais, que levem daquele riso de canto da boca até alguma reflexãozinha, escrever sobre coisas que aconteceram numa manhã, de terça-feira, na fila do pão e que chamou a atenção, sei lá...escrever. Tem uma frase do Saramago bacana, em que ele diz:
"Não fui desses gênios que, aos 4 anos de idade, escrevem histórias. Apenas via as coisas do mundo e gostava de vê-las., Nunca fui de grandes imaginações. Eu não me interessava por fantasias, mas pelo que ocorria. A imaginação, o que dizer a respeito dela? Meus livros estão aí para provar que a tenho.
Eu também vejo as coisas do mundo e gosto de vê-las, e, também, de escrevê-las. Quem sabe um dia não chego a Sa...não, não vou me comparar a Saramago. Mas, como ele mesmo disse, "Nao fui desses gênios que, aos 4 anos de idade, escrevem histórias ", acredito que existam pessoas talentosas, com dons sei la, mas eles não são necessariamente os melhores, estou dizendo isso porque uma vez me disseram que para escrever crônicas tem que ter talento, acho isso uma besteira. Aposto que um dia, até a Danuza Leão tropeçava quando escrevia. Que este blog desmistifique um pouco toda essa história de talento. Cronista não é nenhum título de lorde inglês, qualquer um pode sê-lo, basta tentar! (Ficou muito "auto-ajuda" esse final né?, vou refazê-lo...), basta escrever qualquer coisa e chamá-la de crônica, desde que ela não seja poesia, conto, novela, romance, artigo, resenha, cordel, etc...

Nenhum comentário: